#culturagerafuturo

A CineastA reúne obras audiovisuais dirigidas por brasileiras

por admin | 30 de Abril de 2018 | Notícias

Aplicativo, realizado com apoio do Ministério da Cultura, é feito de forma colaborativa é recebe formulário até esta segunda (30)

Com apoio do Ministério da Cultura, a doutoranda Ana Heloiza Pessotto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveu um aplicativo que reúne obras audiovisuais nacionais dirigidas por mulheres: A CineastA. A iniciativa busca aumentar e facilitar o acesso ao conhecimento dessas produções.

Gratuito, o aplicativo estará disponível para download até o fim deste semestre e servirá como um catálogo desses filmes, com informações como nome, ano, sinopse, ficha técnica, dados sobre equipe e link para trailers. “É um aplicativo de pesquisa, mas também exploratório, que mostra outras obras (além da procurada) para você conhecer”, diz Ana Heloiza.

O projeto, sem fins lucrativos e realizado de forma colaborativa, recebe até esta segunda-feira (30) formulários online. Até o momento, foram 470 cadastrados de forma colaborativa. Além disso, há o cadastro de uma equipe de pesquisa, realizado com bases bibliográficas.

A doutoranda explica que a ideia surgiu quando fez mestrado, estudou políticas públicas e percebeu que as obras dirigidas por mulheres não chegavam à televisão. “Sabia que tinha gente fazendo conteúdo e que isso não chegava à TV. Questionei o acesso e a distribuição desse conteúdo”. lembra.

Para Ana Heloiza, o aplicativo é uma ferramenta tecnológica para que as pessoas saibam que as obras estão sendo feitas e que as mulheres dirigem obras audiovisuais. “Eu acredito e luto muito pela representatividade”, afirma.

Qualquer pessoa interessada em colaborar com o projeto, mesmo não sendo necessariamente parte da equipe de produção da obra, pode participar. Podem ser incluídas obras audiovisuais (live action e animações) dirigidas por mulheres brasileiras. Valem também curtas, médias e longa-metragens, programas de TV e aqueles feitos para plataformas de vídeo sob demanda, além de ficções seriadas, websérie e videoclipe.

Edital App pra Cultura
O aplicativo A CineastA foi selecionado no edital App pra Cultura, do Ministério da Cultura, que visa apoiar o desenvolvimento de 40 aplicativos ou jogos eletrônicos originais. Dos selecionados, 20 são voltados ao audiovisual (como visualização de filmes, edição de vídeos, rankings de filmes/séries, programação de salas de cinema, entre outros) e 20 de temática cultural livre. Cada um dos vencedores recebeu premiação de R$ 20 mil.

Conheça A CineastA: http://acineasta.com.br/