#culturagerafuturo

Canal de YouTube aborda questão da acessibilidade na cultura

por admin | 7 de Maio de 2018 | Notícias

Com apoio do MinC, iniciativa mostra problemas e casos bem-sucedidos de espaços culturais do ponto de vista de pessoas com deficiência

Quando você vai a um espaço cultural na sua cidade, percebe se ele é acessível a pessoas com deficiência? Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para esse tema, o pernambucano intérprete de libras Carlos Eduardo Di Oliveira lançou o canal Janela dos Dias no YouTube. A iniciativa tem apoio do Ministério da Cultura por ter sido uma das selecionadas no edital Juventude Vlogueira, lançado em 2017.

Publicados quinzenalmente na plataforma, os vídeos abordam temas sobre inclusão social e sobre o protagonismo das pessoas com deficiência. O canal conta com recursos de acessibilidade: a audiodescrição, legendas para surdos e mudos e interpretação em libras.

“Eu espero poder sensibilizar o público e dar visibilidade para pessoas com deficiência”, explica Di Oliveira. “Aqui também seguimos o lema ‘nada sobre nós, sem nós’, nunca falamos de pessoas com deficiência sem tê-las por perto e também contamos com elas como parte da equipe”, completa.

Nos próximos vídeos, a equipe levará uma pessoa com deficiência para os espaços culturais, sobretudo de Pernambuco, e mostrará problemas e casos bem sucedidos, que possam servir de exemplo para o resto do País.

E o nome do canal faz jus a esse propósito. “É uma metáfora por ser uma janela aberta para a acessibilidade, por meio do YouTube, que todo mundo vê do celular, do tablet… São janelas também”, diz.

Edital Juventude Vlogueira
O edital Juventude Vlogueira: Canais Culturais na Web foi lançado em 2017 pelo Ministério da Cultura. O objetivo da iniciativa foi apoiar o desenvolvimento de 16 canais de conteúdos audiovisuais culturais brasileiros veiculados de forma gratuita na internet, inéditos e originais, com temática cultural livre. Cada um dos contemplados recebeu R$ 50 mil. Ao todo, 361 projetos foram inscritos.

Confira o canal Janela dos Dias aqui

Veja também:  “Consulta pública debate reserva de assentos para deficientes”