#culturagerafuturo

Circuito #CulturaGeraFuturo – cidade 14: Aracaju (SE)

por admin | 7 de junho de 2018 | Notícias

Conheça o trabalho da Coutto Orchestra, banda de proposta original e projetos inusitados que contribui para a diversidade cultural e a economia criativa de sua região

A capital sergipana é lar da Coutto Orchestra, grupo autoral que mistura elementos tradicionais da cultura nordestina com batidas e melodias do Leste Europeu, entre outros destinos. Criatividade e ousadia dão o tom das produções da banda. Afinal, não é qualquer um que se arrisca a percorrer de barco, durante um mês, o trecho sergipano-alagoano do rio São Francisco, visitar 25 comunidades ribeirinhas e captar sons para uma rica cama sonora, indo do canto da cigarra ao motor de um barco, para um novo álbum.

Além da música, a Coutto Orchestra também tem “sangue no olho”, como diz o líder e vocalista Alisson Coutto, para contribuir com o crescimento da economia criativa local. Que o diga o videomaker Luan Allen, 19 anos, responsável por registrar em imagens as andanças e trabalhos do grupo. Morador do bairro Santa Marta, um dos mais pobres de Aracaju, Luan conseguiu, com apoio dos Couttos e de outras bandas, montar sua própria produtora de vídeo e dar oportunidades de trabalho para outros jovens de sua comunidade.

Clique no vídeo abaixo e conheça mais sobre o trabalho do grupo, captado durante o Circuito #CulturaGeraFuturo, seminário que percorre as 26 capitais e o Distrito Federal para capacitar gestores públicos e produtores culturais a utilizarem os mecanismos de fomento à cultura do Governo Federal.