#culturagerafuturo

‘Gatos de Rua’ cria trabalho e oportunidade

por admin | 24 de Janeiro de 2018 | Cases

Com conceito socioambiental, marca pernambucana de irmãos apresenta catálogo de 17 mil itens, que vão de acessórios a artigos decorativos

Gerar trabalho e renda a moradores de comunidades carentes e contribuir para a preservação do meio ambiente. Esse é um dos focos da Gatos de Rua, empresa pernambucana criada em 2004 pelos irmãos Marcos e Beto Kelner. A marca comercializa cerca de 17 mil itens produzidos com materiais recicláveis coletados pelos próprios artesãos. Com objetos que virariam lixo, são confeccionadas peças como bolsas, roupas, brincos, colares, pulseiras, artigos de decoração e esculturas, entre outras.

“Não tenho dúvidas de que a cultura tem um impacto positivo na economia”, afirma Marcos Kelner. “Na nossa central, temos 80 pessoas contratadas, entre elas um grupo de artesãos com carteira assinada, que multiplicam [o conhecimento sobre o uso dos materiais reciclados] para os líderes comunitários. Além disso, 650 famílias já foram capacitadas e fabricam as peças comercializadas pela empresa. É uma corrente de benefícios para muita gente, que tira o sustento daí”, destaca. As peças da Gatos de Rua são comercializadas oito lojas pelo Brasil e pela internet

A líder comunitária Josefa da Silva trabalha na Gatos da Rua desde que a empresa foi criada, há 14 anos. Ela ensina moradores de Campina Barreto, bairro do Recife, a fazer objetos de decoração a partir de materiais recicláveis. “Tiro meu sustento desse trabalho. Ao longo dos anos, tenho me surpreendido, saem peças muito bonitas”, afirma. “O que mais gosto é ver o produto pronto, ver o cliente elogiando o trabalho”, completa.

Também líder comunitária, Luciana Souza destaca que o trabalho da Gatos de Ruas ajuda muitas famílias do bairro das Graças, onde mora. “É um trabalho muito bonito, que muda a vida das famílias, porque uma pessoa que não fazia nada vira um artesão e isso dignifica. Trabalho aqui muito contente”, diz.

Para Marcos Kelner, um dos fatores que contribuem para o sucesso da empresa é o processo de criação. “É fundamental que qualquer negócio, sobretudo criativo, tenha muita identidade e isso vem do criador”, alerta. “Nós criamos um produto com identidade, a Gatos de Rua tem identidade forte com o Brasil, com a arte pop e com o que vivenciamos no Nordeste brasileiro”, acrescenta.

Para o futuro, os planos da empresa são de expansão para o exterior. “Queremos levar a marca para os Estados Unidos e para vendas por meio da Amazon”, adianta Marcos Kelner.