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Games brasileiros fazem sucesso mundo afora

por admin | 27 de novembro de 2018 | Notícias

Conheça jogos eletrônicos brasileiros premiados e aclamados no exterior

Não é brincadeira. O mercado de jogos eletrônicos cresce no Brasil e as empresas do País conquistam cada vez mais espaço no exterior. Segundo dados da Newzoo, o Brasil é o 13º maior mercado de games no mundo, com mais de 75 milhões de jogadores. Dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais também mostram que, de 2013 a 2018, o número de estúdios de desenvolvimento de games no Brasil mais do que dobrou, passando de 142 para 375.

Muitos jogos produzidos no Brasil estão ganhando espaço no exterior. É o caso de Dandara, da Long Hat Studio, primeiro game brasileiro a ser selecionado pela Revista Time como um dos 10 melhores do mundo em 2018. A personagem do jogo, o segundo desenvolvido pelo estúdio, foi inspirada em Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares. O jogo está para PS4, Xbox One, Switch, Android, iOS e computadores, via Steam.

“A Dandara pula como se não tivesse gravidade, é ume estilo de jogo em que você explora e navega livremente pelo mapa do jogo, como se fosse um labirinto. À medida que ela vai lutando, descobre novos poderes”, explica Lucas, um dos sócios e criadores do jogo. “Para nós, [ser selecionado pela Time] foi uma surpresa, é um reconhecimento do nosso trabalho e mostra que estamos indo no caminho certo”, avalia.

Lucas destaca que os jogos brasileiros estão conquistando mais espaço fora do País e que apresentam mais qualidade. “Tem cada vez mais jogos se destacando. As pessoas lá fora não olham de onde vem o jogo, mas se ele é bom. E vemos a qualidade aqui subindo”, afirma. “O que recomendaria para quem quer se internacionalizar é não copiar o que já existe, mas usar o que tem na vida dele de brasileiro, fazer algo mais perto da nossa realidade, porque já fica algo diferente e isso dá um destaque”, conta.

Outro exemplo de game brasileiro que faz sucesso no exterior é “Mônica e a Guarda dos Coelhos”, da Mad Mimic Interactive, que ganhou a melhor direção de arte na Exposición de Videojuegos Argentina (EVA) 2018, um dos mais importantes eventos sul-americanos de jogos eletrônicos.

O jogo, feito em parceria com a Maurício de Souza Produções, será lançado em 5 de dezembro na Comic Con, em São Paulo, para PC e Mac (via Steam), Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Nele, os jogadores precisam defender os castelos contra a horda de sujeira e proteger as relíquias de coelhos. Para isso, precisam criar pólvoras e coelhos mágicos, cada um com um poder único, carregar os canhões e derrotar os inimigos invasores.

Luis Fernando Tashiro, CEO da Mad Mimic Interactive, conta que receber o prêmio foi uma surpresa e explica que os jogos brasileiros ganham cada vez mais visibilidade fora do País. “A indústria nacional está em processo de amadurecimento rápido”, avalia. “Os nossos maiores compradores são Canadá, Estados Unidos e Coréia. Temos um público fiel, que consome nossos produtos cada vez mais,”, completa.

Um dos conselhos dados por Tashiro para internacionalizar os negócios é buscar fazer parcerias com distribuidoras da Ásia. “A Abragames (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) também é importante para firmar as parcerias, ter investimentos no País e distribuir produtos lá fora”, conclui.

Sucesso

Outro game que se destacou no cenário internacional foi o Sword Legacy Omen, que ganhou título de melhor jogo do IndieX, da Lisboa Games Week. Disponível para PC, o jogo, de RPG tático com ênfase em diálogo e trama sofisticada, é baseado em uma releitura das lendas do Rei Arthur. “Para nós, o prêmio é uma honra e um reconhecimento. Também dá visibilidade, que é algo difícil de conseguir. A grande luta do produtor brasileiro é por visibilidade”, afirma Arthur Protasio, roteirista e fundador da Fableware Narrative Design e Firecast.

Para Arthur, a indústria brasileira ainda tem que amadurecer e enfrentar o desafio de se tornar sustentável. “Uma coisa é o mercado brasileiro (consumo), outra coisa é a indústria (produção). É importante o trabalho de conscientizar o público brasileiro da qualidade dos jogos brasileiros”, diz.