#culturagerafuturo

Música brasileira para ser executada e reverenciada

por admin | 10 de Maio de 2018 | Notícias

Confira a entrevista com Marcos Souza, idealizador do projeto Songbook Online Internacional, que reúne centenas de partituras para download

Antonio Carlos Jobim, Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque e Milton Nascimento. Esses são alguns dos grandes nomes da música brasileira que integram o projeto Songbook Online Internacional. A iniciativa, lançada pelo Ministério da Cultura por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), reúne 7 mil páginas para download gratuito com cerca de 1,2 mil partituras de músicos brasileiros. Já houve um caso de uma banda militar de São Tomé e Príncipe que recorreu à plataforma para executar uma música brasileira.

Os documentos estão reunidos em três volumes: música clássica, música popular e música de bandas. A seleção das partituras foi feita com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas: os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, que foram responsáveis pelo trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.

Confira a entrevista com o idealizador do projeto, o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Souza:

Como surgiu a ideia de fazer o songbook?
A ideia surgiu quando estava fazendo o mestrado de música em Roterdã, na Holanda e via a dificuldade dos estudantes que queriam estudar músicas brasileiras, mas que tinham dificuldades para achar partituras. Isso foi em 2010 e 2011.

Quando o projeto começou a sair do papel?
Quando virei diretor do Centro de Música da Funarte, vi que era o momento para suprir essa lacuna, principalmente lá fora, onde a música brasileira é muito bem conceituada.

Qual é o objetivo do songbook?
A ideia é juntar partituras de músicos e instituições em um songbook inteligente. Você pode fazer download de qualquer lugar do mundo e, pelo sumário, já vai direto onde quer. O objetivo é que estudantes e músicos profissionais possam ter, em um arquivo, a possibilidade de tocar a música brasileira.

Quantas partituras já estão disponíveis?
Temos mais de 7 mil páginas, com cerca de 1,2 mil partituras e vamos continuar. Temos sete volumes de música clássica, três de música popular e três de bandas de música. Neste ano, vamos incluir mais dois volumes de cada um.

Quais são os benefícios dessa iniciativa?
O projeto promove a nossa música, faz com que seja mais conhecida e que futuros estudantes possam tocá-la e estudá-la, o que também gera direitos autorais para músicos.

E como é feita a divulgação?
O Itamaraty envia o link para todas as embaixadas e, de lá, mandam para escolas, estúdios e conservatórios. Em São Tomé e Príncipe, uma banda militar, por exemplo, precisou de uma música e usou o nosso songbook.

Por que, na sua opinião, a música brasileira faz tanto sucesso fora do País?
É uma música muito respeitada, de alto nível, o mundo inteiro reverencia. A música brasileira tem uma questão da mistura que deu certo. Foi uma mistura da indígena com a europeia e africana e isso deu uma riqueza absurda. Certamente, isso é uma vantagem que repercute em ganhos econômicos também.

Acesse: http://www.funarte.gov.br/partituras-brasileiras-online/