#culturagerafuturo

Uma agência de modelos e produtora de moda dentro da comunidade

por admin | 13 de junho de 2018 | Notícias

Conheça a Jacaré Moda, empresa sediada na Zona Norte carioca que oferece capacitação e permite a inserção de jovens no mercado de trabalho

“O jovem favelado não é um jovem carente. É uma potência. É assim que enxergamos as pessoas”. A afirmação de Lucas Rodrigues resume a visão da Jacaré Moda, produtora de moda e agência de modelos com casting formado por jovens das periferias cariocas. Rodrigues é um dos sócios da empresa, que oferece capacitação e inserção no mercado de trabalho.

“Um dos nossos maiores impactos é financeiro. Não cobramos R$ 100 por uma foto. Cobramos o que as modelos merecem, cobramos o valor justo”, diz Rodrigues. “Essa é a nossa maior dificuldade. As pessoas não esperam isso de uma empresa que vem da favela”, lamenta.

O modelo Caio Guimarães há um ano é agenciado pela Jacaré e hoje acumula trabalhos para grandes marcas brasileiras, inclusive fora da capital fluminense. “A Jacaré foi muito importante na minha vida. É algo tão sério e tão positivo para mim que se tornou uma amizade, uma família. Tiro meu sustento da moda”, explica.

Além de trabalhar como modelo, Guimarães transforma materiais reciclados em acessórios para customizar calças, entre outras peças. “Todo mundo aqui é modelo e algo mais. A gente aprende muito”, conta. “A moda é um mercado enorme, não tenho vontade de sair. Tem costureiro, jornalista… É toda uma cadeia movimentada a partir da moda.”

A modelo Camila Reis, moradora de Duque de Caxias, trabalha com a Jacaré Moda desde 2014 e, graças à agência, percebeu uma diferença ao lidar com o mercado. “A Jacaré fez uma conexão com tudo que eu já acreditava e pensava sobre o mundo da moda. Nossa intenção é permitir mais o acesso,o contato e a realização”, defende.

Moda gera futuro

A ideia da produtora e agência surgiu com o sócio Júlio César Lima, que era líder comunitário no bairro de Jacaré, na Zona Norte do Rio. Ele via meninas com potencial para trabalhar com moda e, aos poucos, começou a promover desfiles até montar a Jacaré Moda, na comunidade de Jacarezinho.

Além de benefícios econômicos, a moda é uma forma de instruir as pessoas, acredita Lucas Rodrigues: “A moda, com certeza, gera futuro. Moda é comportamento, dita cultura, dita tendências. Então, quando você inclui pessoas, quando fala sobre classes, fala sobre genocídio dos jovens fazendo uso da moda, você muda a cabeça das pessoas.”

Veja a história da Jacaré Moda: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=oqoAFWG6Md4

O modelo Caio Guimarães (foto) há um ano é agenciado pela Jacaré e hoje acumula trabalhos para grandes marcas brasileiras, inclusive fora da capital fluminense. (Crédito: Jacaré Moda / Divulgação)